quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Em entrevista inédita com blogueiros, Lula faz balanço do governo e promete levar boas ideias à América Latina

Por Rodrigo Brandão, da Equipe do EDUCOM
Terminou minutos atrás, no Palácio do Planalto, a primeira entrevista de um chefe de Estado exclusivamente a jornalistas da nova mídia, a internet. A bancada de entrevistadores foi composta de presentes ao 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em agosto deste ano. O presidente respondeu ainda a perguntas de internautas que participaram via Twitter.

Os seguintes blogueiros progressistas nos representaram em Brasília: Altamiro Borges (Blog do Miro), Altino Machado (Blog do Altino), W. Barros - o Sr. Cloaca (Cloaca News), Eduardo Guimarães (Cidadania), Leandro Fortes (Brasília, Eu Vi), Pierre Lucena (Acerto de Contas), Renato Rovai (Blog do Rovai), Rodrigo Vianna (Escrevinhador), Túlio Vianna (Blog do Túlio Vianna) e José Augusto Duarte (Os Amigos do Presidente Lula). Conceição Oliveira (Maria Frô) participou via Twitcam.

Lula destacou o significado histórico do evento, para o presidente "simbólico da atenção de seu mandato com os jornalistas e com as formas modernas de comunicação". Também citou avanços de seu governo no campo da comunicação, como a realização da I Confecom, embora tenha reconhecido que ainda restou muito por construir. Atribuindo as dificuldades de se avançar na democratização da mídia e da informação "à complicada correlação de forças" da política nacional, o presidente prometeu deixar para sua sucessora, Dilma Rousseff, projetos que apontem para um novo marco da mídia no país, a serem negociados no futuro governo e com o novo Congresso.

Sobraram críticas de Lula ao tratamento que recebeu da grande imprensa durante seus anos de governo. Interessou-se por uma lei, citada pelo blogueiro Eduardo Guimarães, do Cidadania.com, que prevê sanções a veículos midiáticos por fazer sensacionalismo com ocorrência de doenças na população, espalhando falsos alarmes de calamidade. O presidente prometeu examinar a possibilidade de regulamentação e aprimoramento do dispositivo. "No futuro, tenho medo que alguém queira se informar sobre meu governo pelos jornais. Espero que consulte os blogs e outras fontes da internet, porque senão verá um retrato feio e mentiroso do que foi minha administração", comentou.

Perguntado sobre seus planos para a partir de janeiro de 2011, quando deixar o Planalto, Lula adiantou que pretende percorrer alguns países da América Latina para divulgar projetos bem sucedidos em seus oito anos na administração do país e apoiar governos na execução destes. "Quero dizer em El Salvador, na Guatemala, no México que é possível garantir que as escolas públicas comprem 30% da merenda na agricultura familiar do município. Quero dizer que é possível ter política pública de renda mínima adotada em todo o país", disse o presidente. "Depois de alguns meses descansando, vou trabalhar a possibilidade de por no ar blog e Twitter", revelou Lula, para júbilo dos entrevistadores.

O presidente também encarou as críticas. Questionado por Leandro Fortes, do blog "Brasília, eu vi", sobre o porquê de seu governo não ter avançado na punição de torturas e outros crimes do regime militar (1964-85), o que estaria levando, segundo Fortes, a Corte Interamericana de Direitos Humanos a propor sanções ao Brasil, Lula reconheceu a timidez das ações do governo mas afirmou que sua administração "fez muito pela causa dos direitos humanos". "As mais recentes iniciativas de nossa parte são o PNDH-3 e a Campanha pela Memória e pela Verdade (esta última com o objetivo de localizar desaparecidos ou cadáveres de vítimas da ditadura), mas tem sido difícil avançar e há fortes resistências de certos setores da soiedade", ponderou.

Lula disse que nada o orgulha mais do que, sendo um ex-metalúrgico saído dos grotões do semi-árido nordestino, ter sido duas vezes eleito presidente e ainda haver contribuído para a eleição da sucessora que escolheu, uma mulher. "Era e é preciso vencer o preconceito ainda muito enraizado em nossa sociedade contra a mulher".

Bem, agora a editora do blog Zilda Ferreira e eu temos um compromisso urgente. Mais tarde detalhamos um pouco mais como foi a entrevista coletiva e trazemos a repercussão desse evento marcante na história das comunicações deste país. Viva a blogosfera!

Siga o Blog EDUCOM no Twitter, hoje trazendo toda a nossa cobertura em tempo real da entrevista.

Confira aqui vídeo com a íntegra da coletiva.