quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cobertura é vital para o desenvolvimento


por Zukiswa Zimela, da IPS
212 Cobertura é vital para o desenvolvimentoJohannesburgo, África do Sul, 19/10/2011 – Editores de meios de comunicação do grupo de economias emergentes Índia, Brasil e África do Sul (Ibas) acordaram trabalhar por uma melhor cobertura sobre o bloco, que realizou sua cúpula em Pretória. “Esta reunião é muito importante e fundamental. Com sabemos, houve uma grande mudança no mundo em termos de poder econômico e poder político para o Sul, e os países como Brasil, Índia e África do Sul se converteram em atores de grande destaque no mundo”, ressaltou o presidente do Fórum de Editores Sul-Africanos (Sanef), Mondli Makhanya.
O jornalista fez esta afirmação ao participar, no dia 17, em Johannesburgo, do Fórum de Editores do Ibas, copatrocinado pelo Sanef e pelo escritório africano da agência de notícias Inter Press Service (IPS), conjuntamente com o Banco Mundial e o sul-africano Sistema Governamental de Comunicação e Informação (GCIS). Os editores apresentaram suas recomendações para o Fórum de Diálogo de Chefes de Estado e de Governo do Ibas, que aconteceu ontem em Pretória.
Makhanya disse que seria importante o Ibas receber uma cobertura relevante e suficiente, e que os três países contassem suas histórias ao resto do mundo. “O objetivo é criar infraestrutura e um contexto no qual possamos comunicar este tipo de mensagem sem que a mídia seja porta-voz dos respectivos governos”, acrescentou. Jimmy Manyi, chefe-executivo do CGIS, disse que o governo sul-africano estava interessado em trabalhar com os editores. Acrescentou que a forma como o grupo Ibas é apresentado pelos meios de comunicação incide na forma como outros países se relacionam com o bloco econômico.
“Se continuarmos sem falar de nossa agenda, faremos com que as pessoas saibam cada vez menos sobre nós, e, na verdade, gostaríamos que este fórum fosse um trampolim para promover e divulgar os três países entre nós e no Norte também”, afirmou Manyi, acrescentando que as relações entre os países poderiam ser mais do que meramente econômicas, ressaltando que havia uma riqueza de informação que podia ser compartilhada pelos três, e que a mídia pode ajudar a disseminá-la.
“Quais são as oportunidades em educação? Quais são as capacidades comerciais com as quais podem se ajudar entre si? Porque temos brechas de capacidades, assim, temos que nos carregar entre nós mesmos para garantir que sejamos capazes”, como outros países, destacou Manyi.
Lola Nayar, editora associada da revista indiana Outlook, concordou que os países podem trabalhar juntos para compartilhar informação em temas importantes como a mitigação da mudança climática. Também destacou que nos campos de energia e agricultura as três nações têm interesses comuns. “A Índia se converteu em importante ator em energia eólica e solar, e são essas tecnologias que podem ser compartilhadas com a África do Sul”, citou como exemplo.
Por sua vez, Claudia Antunes, editora de temas internacionais no jornal Folha de S.Paulo, disse que os três países devem se comprometer a falar com uma voz unificada e alcançar suas metas. “O Ibas é um grupo que carece de uma personalidade forte”, afirmou.

Fonte: Envolverde/IPS

Nota do Blog: É fundamental que o Brasil tenha um especialista para esse tipo de cobertura. O IBAS é muito importante e não pode ser deturpado.