terça-feira, 19 de outubro de 2010

Fragmentos de um discurso histórico

Prometemos... e entregamos. Momentos do discurso da candidata presidencial Dilma Rousseff aos artistas e intelectuais, na noite de ontem, no Rio de Janeiro.

É de arrepiar. Dilma tem dificuldade para começar a falar. A empolgação da militância não deixa.


Começa a falar. A candidata diz que os artistas e artesãos da palavra presentes ao Teatro Grande resgatam obras que marcaram sua vida. Em seguida, diz por que o governo Lula está transformando o país.


Dilma diz que o governo Lula começou a vencer um tabu: era impossível crescer e distribuir renda.


A candidata enaltece o Bolsa Família e outras políticas sociais, como o Luz Para Todos, "menina dos olhos" da ex-ministra de Minas e Energia de Lula. Dilma aproveita para atacar os governos do PSDB, "que fizeram o Estado brasileiro adotar critérios de mercado e vender serviços ao povo".


Dilma fala sobre suas propostas para a educação de crianças até 5 anos e dos benefícios que as receitas do pré-sal podem trazer ao país, como os fundos social, da educação e da saúde. A candidata da Frente Popular critica o projeto privatista do PSDB.


A mulher mais votada da história do Brasil encerra o discurso agradecendo aos eleitores, ao presidente Lula e aos signatários do Manifesto. Dilma diz aos mais de 1.000 presentes que "chegou sua vez".