sábado, 16 de outubro de 2010

José de Abreu, ou @zebigorna, na Twitcam


Vínhamos empolgados da Culturata, o ato público que mobilizou a militância dilmista do Rio de Janeiro na noite desta sexta, portanto loucos para postar vídeos, relatos etc. Mas, coisas da internet e sua lógica de informação instantânea, em tempo real, milhares, milhões no Twitter, no Facebook e em outras redes só falavam da Twitcam aberta por cerca de duas horas pelo ator José de Abreu, usando o nome de "zebigorna". Prioridade para o @zebigorna então!

O tema era, óbvio, a sucessão presidencial, e, falando de um hotel no Chile, Zé de Abreu defendeu durante horas a candidatura da Dilma, atacando sem dó nem piedade o José Serra. Militantes bem nervosos do PSDB entraram para comentar, mas @zebigorna manteve a serenidade - com alguns momentos de "bem humorada" explosão - e rebateu um a um os ataques. Felipe Neto, queridinho de milhões de jovens brasileiros no Twitter e no You Tube, "agradeceu" o ator por rapidamente ter se transformado "no maior destruidor de trolls da Internet". Na linguagem da internet, "troll" é o provocador que se dedica a irritar debatedores em fóruns.

Em um dos melhores momentos da noite, José de Abreu, que atingiu quase 10.100 visualizações, desconstruiu a imagem de bom moço do ex-governador Serra (que segundo seus marqueteiros é "do bem") ao contar aos mais jovens que o tucano levou nota 3,7 do Diap - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - por sua atuação contra os interesses dos trabalhadores na última Assembléia Constituinte (1987-88). "Você que já foi passear pelo Brasil várias vezes nas férias do seu pai saiba que o Serra votou contra o abono de 1/3 nas férias e contra a jornada de 40 horas", fulminou o @zebigorna. Abreu prometeu montar uma banca no Largo da Carioca, centro do Rio, para passar várias horas falando mal de Serra.