sábado, 30 de outubro de 2010

O debate da Globo

Dilma fechou bem a série de debates do segundo turno. Média de audiência ficou em torno dos 29 pontos

A avaliação da Equipe do EDUCOM é que Dilma Rousseff, candidata do PT, acertou na estratégia de evitar ataques frontais - embora tenha cutucado Serra ao falar do "engavetador geral da república" de FHC e do tratamento à base de cassetete dispensado aos professores da rede estadual de São Paulo. Fez um debate propositivo, de ideias, se apresentando ao eleitor como alguém capaz de tocar o país e uma líder pronta a vencer os desafios da próxima década, a década do pré-sal, que promete ciclos de crescimento econômico.

O candidato José Serra voltou a insistir com seu ministério da segurança, mas Dilma mostrou que quem rompeu com a lógica de que a União não interfere em política de segurança pública foi o Governo Lula, responsável pela criação da Secretaria Nacional de Segurança Pública e pelo Pronasci - Programa Nacional de Segurança e Cidadania, na prática responsável pela cooperação entre os entes federativos nesse campo. Instigada pelos "indecisos" da Globo, defendeu os programas sociais de renda mínima e os incentivos à agricultura familiar do atual governo, como forma de oferecer oportunidades ao homem do campo. Depois, relacionou incentivo à pequena empresa com regimes tributários especiais, que já existem com Lula e que ela promete ampliar.

Dilma se mostrou uma escolha acertada do PT, já que, como chefe da Casa Civil, conhece todos os programas do governo federal. Quando o tema ia para economia e geração de emprego, bastava comparar os números dos oito anos de Lula com os oito anos de FHC para mostrar que ela, não o adversário ex-ministro de Cardoso, está preparada para fazer o Brasil continuar crescendo com distribuição de renda.

Por fim, Dilma tocou em dois pontos fundamentais:

1.Vai governar para as pessoas, para todos os brasileiros, com estes tendo sempre prioridade sobre números ou obras
2.Apesar de ter sido vítima de uma campanha desleal para manchar sua biografia, não guarda mágoas, quer ser presidente de todos

Vá votar domingo. É seu direito. É seu dever de cidadão. Deixe a viagem para depois e aproveite o feriado na terça. Seu voto é muito importante, para que não deixemos o rumo dos avanços sociais e da conquista de direitos. Saudações educomunicativistas e até a vitória.