quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cuba envia médicos ao Haiti para ajudar vítimas do terremoto

Assistindo ao "Jornal Nacional", da TV dos herdeiros de Roberto Marinho, observei detalhes curiosos na cobertura do terremoto que devastou o Haiti terça, dia 12. Um deles: a ajuda de Cuba às vítimas não foi mencionada, nem mesmo quando foram citados os países da América Latina solidários ao vizinho Haiti. Brasil, Chile, Costa Rica... ué, onde estariam os médicos de Cuba? Mais tarde, vendo a TV Brasil, soube que somente ontem 400 médicos foram enviados por Havana. Leia esta reportagem e saiba que antes mesmo da tragédia havia centenas de profissionais de saúde cubanos trabalhando no Haiti, muitos, talvez, a esta hora desaparecidos. E a Venezuela? Por que não consta no noticiário da mídia brasileira nenhum pronunciamento do governo Chávez? Esses países não pertencem mais à América Latina? A propósito, de quantos milhões de dólares foi mesmo a ajuda da Costa Rica? (R.B, da Equipe do Blog EDUCOM)

Da Reuters

HAVANA - Cuba enviou médicos ao Haiti para atender vítimas do forte terremoto que atingiu o país, informou na quarta, dia 13, o chanceler cubano Bruno Rodríguez.

Rodríguez não relatou vítimas entre os 403 cubanos que trabalham em programas sociais no Haiti, entre os quais 344 médicos e paramédicos.

"Estamos trabalhando na ajuda médica de emergência à República irmã do Haiti. Enviamos medicamentos e um grupo adicional de médicos cubanos ao Haiti", disse Rodríguez.

O chanceler não precisou a quantidade de medicamentos nem o número de médicos adicionais enviados ao Haiti.

Rodríguez afirmou que dois cubanos no Haiti sofreram "lesões leves" em Porto Príncipe por causa do terremoto, que derrubou prédios e pode ter deixado milhares de mortos.