Gilney Viana, Coordenador do Projeto de Direito e Memória e à Verdade, do Gabinete da Presidência da República, Secretaria Nacional de Direitos Humanos, estará presente à abertura do ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MIDIAS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO, no dia 3 (três) de junho próximo.

Será lançada a CAMPANHA DIREITO À MEMÓRIA E A VERDADE no Espírito Santo. O Subsecretário de Direitos Humanos do governo do estado, Perly Cipriano e o deputado estadual Genivaldo Lievori, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa são outras presenças asseguradas.

Nesse mesmo dia 3 (três) dentro do programa de abertura do encontro será exibido o filme UTOPIA E BARBÁRIE do diretor Sílvio Tendler. O próprio Tendler debaterá com os presentes, após a exibição do filme, todos os aspectos do seu documentário, uma notável coletânea que traz a História desde o fim da IIª Grande Guerra Mundial até os dias atuais.

O ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MIDIAS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO acontecerá na Assembléia Legislativa do Estado nos dias 3, 4 e 5 de junho e debaterá temas como A REFORMA POLÍTICA, A INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA, AS REVOLTAS ÁRABES, A INFORMAÇÃO COMO DIREITO FUNDAMENTAL e A BANDA LARGA COMUNITÁRIA e OS MOVIMENTOS SOCIAIS,

Dentre os convidados e além dos citados, o secretário geral do PCB – Partido Comunista Brasileiro – Ivan Pinheiro, Milton Temer (jornalista e dirigente nacional do PSOL), o jornalista Mário Augusto Jakobskind (que lançará seu último livro escrito sobre Cuba), Marcelo Saldanha (consultor), José Milbs, jornalista e editor do jornal O REBATE – www.jornalorebate.com.br –, Hilda Setineri (guerrilheira virtual), Laerte Braga, jornalista, Ronan Witte (sociólogo), Carlos Cobacho (advogado), Otniel Barcelos de Aquino (economia solidária, quilombolas, indígenas e reforma agrária), Júnior Fialho (presidente da ASSINPOL – ASSOCIAÇÃO DOS INVESTIGADORES DA POLÍCIA CIVIL DO ESPÍRITO SANTO), Tadeu Nicoletti (sindicalista), Davidson Santa Cruz (cientista político) e representantes da Universidade Norte Fluminense (Universidade Darcy Ribeiro – Pró-reitoria de Pesquisas e Ensino à Distância), Adriana Tasca, a jornalista Aliana Camargo do HIPERNOTÍCIAS do estado do Mato Grosso e Luís Setineri (Rio Grande do Sul, movimento popular).

O ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO está sendo viabilizado com o apoio dos mandatos do deputado estadual Genivaldo Liebori (PT), Roberto Carlos Teles Braga (PT), vereador de Vitória Elieser Tavares (PT) e vereador Paulinho Brandão, do município de Viana (PSB) e vereador Gílson Daniel Batista, de Viana (PV).

No sábado e domingo serão realizadas as palestras sobre os temas definidos pela Comissão Organizadora, o trabalho dos grupos em cima desses temas e os eventos paralelos, como exposição de artes, resgate do papel da imprensa alternativa no combate à ditadura militar, apresentação de grupos culturais e outros.

Ao final a plenária do ENCONTRO DE BLOGUEIROS E MÍDIAS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO definirá todo o conteúdo dos trabalhos em uma Carta de Princípios a ser levada ao IIº Encontro Nacional de Blogueiros, em Brasília, em junho e a eventos estaduais e regionais, constituindo-se num documento base de orientação da luta considerada fundamental pelos organizadores. O debate político plural, a presença dos movimentos populares no processo de organização e formação nesse debate dentro e fora da INTERNET, todos objetivos voltados para a construção de uma rede livre, sem qualquer espécie de censura ou donos, levando em conta as características de nosso País, de uma mídia privada a serviço de interesses e grupos de elites econômicas nacionais e do exterior, sem respeito aos direitos básicos e fundamentais do cidadão, dentre eles o da informação.

Nessa medida os temas definidos para as mesas e o filme do cineasta Sílvio Tendler, o lançamento da campanha DIREITO À MEMÓRIA E A VERDADE cumprem o papel de trazer para o encontro assuntos pertinentes e fundamentais à nossa realidade atual e aos desafios futuros, todos voltados para INFORMAÇÃO, DIREITO BÁSICO DO CIDADÃO.

O debate sobre a banda larga comunitária é considerado pelos organizadores de suma importância, já que foge dos projetos de entregar a exploração à iniciativa privada (as grandes companhias operadoras do setor de teles), buscando exatamente evitar esse tipo de controle.

O encontro será todo transmitido através de canais adequados na rede mundial de computadores. Toda a infra-estrutura do evento está definida e stands de partidos, movimento popular e grupos artísticos e culturais estarão sendo montados e apresentados durante os três dias do evento.