segunda-feira, 2 de maio de 2011

Conhecimento é o bem de produção mais valioso do século 21

COBERTURA ESPECIAL – 6º Seminário Nacional Médico/Mídia



Profissionais devem se integrar às redes de troca de informações existentes na Web.
 
Agência Notisa – Mais do que capital, terra, energia, mão de obra ou matéria prima – tradicionais meios de produção industrial – em nossa era o conhecimento se configura como fator mais determinante para o sucesso não só empresarial, mas também profissional individual. Este ponto de vista foi defendido pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Informática pela Université de Paris Marcos Cavalcanti, na palestra “A mídia e as novas tecnologias – a importância do Twitter, Facebook, Orkut e outras mídias sociais no dia a dia do jornalista e do médico”, durante o encerramento do 6º Seminário Nacional Médico/Mídia, promovido pela Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e ocorrido no Rio de Janeiro nas últimas quinta (28) e sexta-feira (29).
Marcos Cavalcanti explicou que hoje, cada vez mais bens intangíveis se firmam como mais importantes na produção de riqueza do que demais fatores caros à sociedade industrial. Segundo o professor, em 2006 as exportações de bens intangíveis dos EUA superaram a de bens tangíveis. Tais bens intangíveis são aqueles que, disse Cavalcanti, não viajam de “trem ou navio”, mas sim usando a Internet ou a própria mente das pessoas como meio de transporte. Entre produtos e conteúdos que se encaixam nessa definição, passam não apenas softwares de computadores, mas também ideias e informações que, hoje, podem correr o mundo com mais facilidade.
O século 21, explicou Cavalcanti, caracteriza-se por uma forma de produção de conhecimento que pode ser chamada “de muitos para muitos”. Ao contrário do que acontecia antes do aparecimento da Internet, em que professores, médicos, mídia e outras figuras de autoridade tinham a palavra final sobre o que devia ser consumido enquanto informação, hoje os meios para conseguí-la estão disponíveis na Internet 24 horas, vindo das mais diversas fontes. Nasce, assim, a “economia do conhecimento”.
Segundo Cavalcanti, esta sociedade guiada pela “economia do conhecimento” é fundamentalmente diferente daquela que se baseava na tradicional economia de produção. As principais características dessa nova organização são: (1) a realidade de que, quanto mais se compartilha, mais se tem. “Cada vez que eu compartilho conhecimento, eu saio sabendo mais do que eu sabia”, disse o professor; (2) o apreço pela inovação e (3) o papel destacado das redes de conhecimento neste contexto.
Na opinião do professor, nenhum profissional pode “ficar à margem desse processo (de participação de redes)”. Dessa maneira, a facilidade de troca de informação disponibilizada pela Internet deve ser entendida como um auxílio para passos maiores. Marcos Cavalcanti usou a Medicina para ilustrar esta mudança de paradigma, em que a colaboração tem papel-chave: ao contrário de antigamente, em que, por exemplo, a descoberta de vacinas era atribuída a um único nome, hoje as inovações médicas não podem ser associadas a um único laboratório ou pesquisador. Isto se vê, disse Cavalcanti, no projeto de mapeamento do genoma humano, para o qual trabalham profissionais de saúde de todo o mundo numa rede colaborativa, e também em iniciativas como a parceria Massachusetts Institute of Technlogy-Harvard University (EUA), que resultou na construção de um centro de pesquisa para a cura do câncer que conta com uma infinidade de profissionais, trabalhando em conjunto para o mesmo fim.
No Brasil, o segundo vice-presidente da FENAM Eduardo Santana, presente à mesa durante a palestra, comentou a existência da Rede FENAM como exemplo desta nova maneira de organização do conhecimento. O profissional explicou que ela é uma ferramenta da Web que funciona como o Orkut e o Facebook, mas voltada exclusivamente para médicos. Lá, é possível trocar experiências e informações entre este grupo profissional, de maneira a estimular a formação de um saber coletivo. A Rede FENAM foi lançada este ano e ainda se encontra em fase de teste.
Dessa forma, Cavalcanti defendeu que jornalistas e médicos, público-alvo do evento da FENAM, e também todo e qualquer profissional que deseja progredir em sua área de atuação não pode viver isolado. Isto porque em nossa sociedade atual não se pode negar a relevância do saber coletivo e compartilhado, de forma que, sentenciou o especialista, “quem organizar as melhores redes vai sair na frente”. 
Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico