domingo, 8 de julho de 2012

Brasil supera meta e terá 259 atletas nas Olimpíadas de Londres

8 de Julho de 2012 - original extraído do site Vermelho

Com o encerramento do Troféu Brasil de Atletismo no (1º), o Time Brasil alcançou seus números finais de vagas para os Jogos Olímpicos Londres 2012.

O Brasil será representado por 259 atletas, sendo 136 homens e 123 mulheres, em 32 modalidades, mesmo número que participou de Pequim 2008.

O número supera a meta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), de levar 250 atletas.

Até o momento, 99 beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, têm o passaporte carimbado para os Jogos.

Isso porque das vagas alcançadas, apenas 183 nomes estão definidos, já que algumas seleções ainda divulgarão os atletas que representarão o país nas Olimpíadas.

"Estamos muito satisfeitos por termos atingido a nossa primeira meta para os Jogos Olímpicos que se aproximam. Em Londres teremos uma delegação com ainda mais qualidade, com atletas que passaram por seletivas difíceis, algumas mais duras até que as estipuladas por algumas Federações Internacionais, como foi o caso do atletismo e da natação. Estamos confiantes de que o Brasil terá um bom desempenho em Londres", afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.

As seleções de basquete feminino e masculino (24 atletas), futebol masculino (18 atletas), ginástica artística (1 atleta no masculino e 5 no feminino), hipismo saltos (4 atletas) e a equipe masculina e feminina de vôlei (24 atletas) ainda definirão os atletas que representarão o país em Londres.

"A certeza é de que tivemos a melhor preparação da história, a partir de um planejamento estratégico conjunto com as confederações, que focou na qualidade desta delegação que estamos levando para Londres", analisou Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.

"Durante o ciclo olímpico, o COB ofereceu todo o suporte para que os atletas brasileiros pudessem competir com as mesmas condições que as grandes potências do esporte. Estamos aprimorando nosso nível de serviço para dar um salto de qualidade no Rio 2016. Para Londres, nossa expectativa é de um desempenho próximo ao de Pequim em termos de medalhas, quando conquistamos 15, e uma participação maior em finais olímpicas, já que em Pequim foram 41", analisou Marcus Vinicius Freire.

A equipe brasileira chega a Londres com algumas conquistas importantes como: o retorno do basquete masculino. A última participação olímpica aconteceu em Atlanta 1996; a classificação recorde de dez pugilistas, sendo três atletas femininas nas três categorias em disputa; classificação em todas as 14 categorias do judô (inédito); classificação inédita do ciclismo BMX, com o ciclista Renato Rezende sendo o primeiro brasileiro a competir na modalidade.

Outras classificações são inéditas como: as duas equipes completas no tênis de mesa, sendo o país representado por três homens e três mulheres; três atletas da ginástica artística masculina, dois a mais que na última competição mundial - embarcam para Londres Diego Hypolito, Sergio Sassaki e mais um nome a ser definido defenderão as cores do país.

O tiro esportivo feminino também foi classificado, após 20 anos de ausência dos Jogos. Ana Luiza Ferrão vai encerrar um período de 20 anos sem uma atiradora brasileira disputando uma edição dos Jogos Olímpicos. A última a participar foi Tânia Giansante, que disputou os Jogos de Barcelona 1992.

O Brasil também se classificou em todas as armas na esgrima. Renzo Agresta, no sabre, Athos Schwantes, na espada, e Guilherme Toldo, no florete, serão os esgrimistas do Brasil em Londres.

No levantamento de peso, desde Sidney 2000, a delegação do Brasil não contava com a participação de uma atleta feminina no levantamento de peso. Em Londres, Jaqueline Ferreira representará o país.

Ginástica artística feminina
Após dez dias de preparação no Centro de Treinamento de Ginástica, o Velódromo, no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) está mais próxima de definir as atletas que representarão o país em Londres. Das nove ginastas que participaram da última fase de treinos, sete foram convocadas para participar do período de aclimatação em Ipswich, na Inglaterra.

As ginastas Adrian Gomes, Bruna Leal, Daiane dos Santos, Daniele Hypolito, Ethiene Franco, Harumi de Freitas e Laís Souza foram as sete convocadas e seguem para a Inglaterra na terça-feira (10) para a aclimatação a 122 km de Londres. Adrian, Daniele e Bruna já estão confirmadas nas Olimpíadas. Quatro atletas disputam ainda as duas vagas remanescentes, já que apenas cinco integrarão a seleção olímpica. Foram cortadas Gabriela Soares e Letícia da Costa.

A equipe definitiva será anunciada no dia 25 de julho, dois dias antes da abertura oficial dos Jogos Olímpicos 2012. As disputas da equipe de ginástica artística feminina começam no dia 29 de julho, no North Greenwich Arena, em Londres.

Com informações do Ministério do Esporte
Fonte:
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=187740