segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Elas romperam barreiras

do site da Associação Brasileira de Imprensa
Jornal da ABI lança hoje edição especial dedicada às jornalistas



A Associação Brasileira de Imprensa promove nesta segunda, 14 de dezembro, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290-loja 205 A), no Rio de Janeiro, o lançamento do Jornal da ABI, Edição Especial do Centenário, Volume 3.

Com esta edição, o Jornal da ABI encerra a série dedicada à celebração do centenário da casa, com a publicação de três números especiais que realçaram a trajetória da instituição, marcada pela “sua vinculação com o meio profissional e cultural e sua presença na vida do País”, como destaca no editorial da edição especial o presidente da Associação Brasileira de Imprensa, jornalista Maurício Azêdo.

Neste Volume 3, o Jornal da ABI destaca a presença feminina no jornalismo, com textos que falam da trajetória jornalística de Sílvia Donato, Adalgisa Nery, Carmem da Silva, Hilde Weber, Nair de Teffé, Eneida de Morais, Cecília Meireles e Lena Frias, mulheres que “derrubaram obstáculos e elevaram a imprensa com seu talento”.

Outros destaques também desta edição são o artigo “A imprensa do Partidão, desde o pós-1945”, escrito pelo jornalista e histórico militante comunista Milton Coelho da Graça; o texto “As horas finais de Última Hora Nordeste”, de autoria de Estanislau Oliveira.

No artigo “A criação da ABI, o divisor de águas”, Carlos Chagas lembra que foi a partir do lançamento da entidade, proposta por Gustavo de Lacerda, que a profissão de jornalista deixou de ser considerada uma atividade de “segunda classe”. E cita a importância de Prudente de Moraes, neto e Pompeu de Souza, não somente para a ABI, mas para o jornalismo como um todo. Indispensável também é a leitura do texto “A cobertura política na Era Brasília”, de Tarcísio Holanda, que fala da evolução da crônica política na imprensa brasileira.