terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Jornalista convoca para o dia 5 protesto contra a falta de ética da Folha

Leia isto. É muito importante. Trata-se de definir de que lado estamos. É hora de dizer que mídia queremos para o Brasil

por Eduardo Guimarães, do blog Cidadania.com e do MSM - Movimento dos Sem Mídia


Protesto

Em defesa de todos nós

Atualizado às 20h46 de 27 de novembro de 2009

Comunico aos leitores deste blog que já me decidi: irei à porta da Folha de São Paulo ler um manifesto de repúdio contra o ataque insidioso à honra do presidente Lula praticado hoje pelo jornal. E irei nem que tenha que ir sozinho.

Mais: será no outro sábado, dia 5 de dezembro.

E por que irei? Por mim, por você, por todos nós. Essa afronta não ficará impune. Lula é o presidente da República. Se ele pode sofrer uma barbaridade dessas, qualquer um pode.

Você não quer ir? Tudo bem, fique onde está. Conforme-se. Pense "politicamente". Eu não aceito. Não perdi e jamais perderei a capacidade de me indignar. E nunca mais me omitirei.

Irei para diante da Folha nem que seja sozinho. Podem escrever aí.

Ah, os motivos de meu protesto estão no texto logo abaixo deste.


"FOLHA PUBLICA ACUSAÇÃO A LULA DE TENTATIVA DE ESTUPRO


Escrevo ainda perplexo pelo que acabo de ler. A Folha de São Paulo publicou uma “análise” de um ex-militante do PT acusando o presidente da República, senhor Luiz Inácio Lula da Silva, de lhe ter confessado que certa vez tentou estuprar um jovem.

Não vou reproduzir ou sequer “linkar” aquilo. Exala um mau cheiro só comparável ao de quem escreveu e ao de quem publicou. Mas é preciso denunciar. É preciso expor até onde a direita pensa em ir no ano que vem.

Que órgão de imprensa publicaria alguma coisa desse gênero contra um tucano. Uma mera pulada de cerca de FHC foi ocultada por 18 anos. Uma acusação dessas, contra ele, jamais seria publicada. Aliás, acho que não seria publicada contra ninguém, não dessa forma.

Diante da reação de Dilma Rousseff nas pesquisas, diante do fracasso rotundo do golpe do Apagão, esses meliantes que dirigem o jornal supra mencionado foram desencavar algum ressentido fraco dos miolos. Querem obrigar Lula a processá-lo, é claro – e, com sorte, até ao próprio jornal.

Essa é apenas uma amostra do que pretendem fazer em 2010. É evidente que tentarão dar asas a essa história imunda no ano que vem. Sem provas, a palavra de um contra a do outro, como fizeram com Lina Vieira.

Chegou a hora de os homens (e, quando digo homens, quero dizer homens e mulheres) dignos das calças que vestem começarem a pensar no maior ato público que este país já viu. Um ato de repúdio a essa ultrapassagem fétida de todos os limites da ética.


Post Scriptum : Vocês se lembram do que eu disse quando a Folha divulgou, com um pequeno atraso de 18 anos, a história do filho de FHC com a jornalista, e do que eu disse sobre aquela história do Claudio Humberto de falar sobre mais um filho bastardo do tucano?

Post Scriptum 2: Está explicada a divulgação da existência do(s) filho (s) bastardo (s) de FHC.

Post Scritptum 3: Estou aqui esperando que todos os comentaristas de São Paulo venham se prontificar a ir à porta da Folha dizer na cara desses vermes tudo o que pensamos deles. De novo.

Post Scriptum 4: E quem quer apostar que o tal jovem que teria sido "quase" estuprado por Lula irá "aparecer"?