Do Blog do Saraiva, originalmente publicado pelo "IG"
“O brasileiro chega ao final do ano otimista em relação ao governo Dilma Rousseff, que assumirá o comando do Palácio do Planalto no próximo dia 1º de janeiro. Pesquisa encomendada pelo iG ao instituto Vox Populi mostra que, para a maioria dos entrevistados, a presidenta eleita terá condições de manter as conquistas do atual governo, contará com um quadro econômico favorável e será capaz de dar ao País uma projeção internacional maior que a obtida nos últimos oito anos. Os entrevistados, no entanto, ainda associam essa expectativa de sucesso à influência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no governo. A partir desta quinta até domingo o iG publica reportagens com os resultados da pesquisa.
Segundo o levantamento, 57% dos brasileiros acreditam que Lula terá forte influência sobre o futuro governo – e não apenas apoiará Dilma caso ela necessite, como prega o discurso oficial, e como afirmam que deve acontecer 38% dos entrevistados. Lula, que chega ao final do mandato com índices recordes de popularidade, foi o maior fiador da campanha de Dilma à Presidência.
Entre os atributos que os entrevistados associam à futura presidenta estão a sinceridade (citada por 59% dos participantes), liderança e capacidade de comando (67%), preparo para administrar o País (65%), preocupação com os pobres (65%) e melhores propostas (67%). No Nordeste, todos esses atributos são citados por mais de 70% dos entrevistados. Após a eleição da petista, 81% das pessoas dizem que o Brasil caminha hoje na direção certa – contra 8% que dizem o contrário. O índice chega a 88% no Nordeste.” Mais
Tweet