sábado, 4 de dezembro de 2010

12º Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, de 6 a 10 de dezembro na UERJ

Do website da ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social)
A Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social/ABEPSS tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica e profissional do Serviço Social e de áreas afins para o XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social (XII ENPESS), que será realizado no período de 6 a 10 de dezembro de 2010, no Rio de Janeiro.

O XII ENPESS vai ter uma característica diferente. Representando o debate acumulado e a experiência adquirida nos últimos eventos máximos da pesquisa em serviço social, o Encontro vai inaugurar um novo contexto da pesquisa na área, com a consolidação da estratégia dos Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs).

O tema que elegemos para este o XII ENPESS - Crise do Capital e Produção do Conhecimento na Realidade Brasileira: pesquisa para quê, para quem e como? tem como objetivo discutir os impactos da profunda crise contemporânea do capital na produção do conhecimento, num país marcado pela constituição de uma universidade heterônoma, ou seja, que historicamente reforçou as relações de dependência, no contexto de desenvolvimento desigual e combinado da economia capitalista. Essas determinações mais gerais e suas complexas configurações no tecido social brasileiro hoje têm impactos fundamentais na produção do conhecimento e na formação profissional em todos os níveis, que passam, dentre outros aspectos: pela direção tecnocrática e produtivista impressa à pós-graduação e à pesquisa; pelo lugar de pouco investimento na pesquisa social, em comparação com as chamadas áreas duras; por modificações importantes no processo de trabalho docente e na inserção discente em pesquisa; pelo aligeiramento dos processos de formação de graduação e pós-graduação; por direcionamentos temáticos e perda da autonomia no processo de produção de conhecimento; pela desqualificação de perspectivas críticas.

Nosso XII ENPESS deverá ser um grande evento de resistência a essas incidências regressivas e perversas que penetram insidiosa ou explicitamente nas relações de trabalho, na eleição de temas de pesquisa, nas salas de aula de pós-graduação e graduação. Nesse espírito serão homenageados durante o evento os Cem Anos de Noel Rosa, já que a UERJ se localiza em Vila Isabel, berço do samba e de Noel, com suas calçadas de notas musicais, ao lado da Mangueira e do Maracanã. Noel Rosa expressa a resistência irreverente. Mas homenagearemos, sobretudo, a Professora Nobuco Kameyama, que expressa essa resistência nas suas escolhas teóricas, políticas, com grande contribuição para a formação de pesquisadores, para a história da ABEPSS e a organização da pesquisa no Serviço Social brasileiro.

Para que o debate flua e tenha repercussão em várias dimensões, construímos o XII ENPESS com conferências, Colóquios – dos GTPs, Graduação, Pós-Graduação, Residência em Saúde – mesas coordenadas, sessões de comunicação oral e de apresentação de pôster. Os eixos articuladores do XII ENPESS são os mesmos dos Grupos Temáticos de Pesquisa, ou seja:
1. Trabalho, Questão Social e Serviço Social
2. Política Social e Serviço Social
3. Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional
4. Movimentos Sociais e Serviço Social
5. Questões Agrária, Urbana, Ambiental e Serviço Social
6. Classe Social, Gênero, Raça/Etnia, Geração, Diversidade Sexual e Serviço
Social
7. Ética, Direitos e Serviço Social

Encerrado o XII ENPESS, a ABEPSS realizará sua Assembléia Geral bianual, para a definição de sua agenda acadêmico-política para o próximo período, e outros temas pertinentes a serem definidos em convocação própria, e para a eleição e posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2011/2012. A programação final será divulgada em breve e contamos com a presença de todas e todos neste qualificado e importante evento do serviço social brasileiro.

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2010
Elaine Rossetti Behring
Presidente da ABEPSS