quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Brasil: o mais rico em água do planeta


Por Zilda Ferreia

Com a descoberberta do Rio Hamza, que corta toda a calha amazônica,o Brasil  passa ter mais de um quinto de toda a água do planeta. A extensão desse Rio Subterrâneo embaixo do Amazonas, que também nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, é estimada em 6(seis) mil quilômetros, na Amazônia brasileira e,quando entra no Acre atinge 4(quatro) mil metros de profundidade e a largura em alguns pontos chega a 400 quilômetros- margem a  margem- equivalente a distância Rio de Janeiro a São Paulo. Agora,  com o Aquífero Alter do Chão, que fica nas mesma região, num trecho em cima do Hamza, há possibilidade que juntos tenham mais de quatro vezes o volume do Aquífero Guarani, avaliou o doutor Valiya Hamza, orientador da doutorando Elizabeth Tavares Pimentel, que conduz esse projeto de pesquisa. Ele defendeu que essas pesquisas sejam comandadas por brasileiros e que essa água seja reserva. Não quis fazer comentários sobre a cobiça à Amazônia com mais essa descoberta...
 Afirmação  que nos dá medo:"As guerras do  século 21 serão travadas por causa da água”, principalmente pelo autor; Ismail Serageldin, do Banco Mundial 1972/2000, que dirigiu  várias áreas  e foi fundador e ex-presidente da Global Water Partnership, responsável pela privatização do sistema de água de vários países. Atualmente é consultor de várias instituições científicas do mundo, recebeu 29 doutorados honorários, faz parte da Academia de Ciências e Artes da França e da Academia Americana de Filosofia, além ser considerado  um dos mais inteligentes intelectuais de seu país, Egito, onde dirige a Biblioteca de Alexandria. Além disso é professor  da Cátedra Internaciona Savoirs contre  Pauvreté-Collège de France .Foi também co-presidente do Comitê de ONGs-Bank(1997-1999).

 É bom lembrar que, a Europa tem apenas 3,8% de água, e as  empresas francessas Vivendi Universal e Suez têm mais de 70%(setenta) do mercado  de água do mundo, através de suas subsídiárias .O Amapá faz divisa com  território francês, a Guiana Francesa. Rio Hamza e o Aquífero Alter do Chão estão no Amapá também. Há denuncias de que empresas estrangeiras já estão na região. Ninguem se lembra mais que Jacques Chirac quis criar uma agência para monitorar o meio ambiente,  e principalmente a Amazônia, em 2007. Na sua equipe de governo, havia ex-dirigentes da Suez e da Vivendi, a primeira do mundo em serviços ambientais. A  Vivendi Communication é  considerada  o segundo conglomerado do mundo em comunicação e serviços audiovisuais,consiste em seis subdivisões –televisão e filmes, publicaçoes(grandes editoras), equipamento de telecomunicações e serviços de internet. Porem, as maiores geradoras de renda são as empresas de água. Para conhecer detalhes dessa guerra e  da manipulção da mídia é precio ler “ O OURO AZUL -  como as grandes corporações estão se apoderando da água doce  do planeta,” de  Maude Barlow e Tony Clarke. É bom não esquecer  que Nicolas Sarkozy liderou a invasão da Líbia, através da OTAN, tammbém  por causa  da água.

É fundamental saber que se a Petrobrás não fosse brasileira, dificilmente teríamos acesso aos dados que levaram a essa descoberta do Rio Hamza. Ela  foi feita a partir  da análise de temperatura de 241 poços profundos  perfurados pela Petrobrás, nas décadas 1970 e 1980. Atualmente, esses dados estão disponíveis, no Observatório Nacional –ON. O aquífero Allter do Chão também foi descoberto, em 1958, pela Petrobras quando perfurava poços na região a  procura de petróleo. Recentemente,  pesquisadores  da Universida Federal do Pará-UFPA, liderados pelo professor Milton Matta, após detalhados estudos, estimaram o volume de água do aquífero Alter do Chão em, aproximadamente,  86 mil quilômetros cúbicos de água, enquanto o Guarani tem 45 mil quilômetros cúbicos de água.

          Ilustrações  de Antonio Fernando de Araújo

  • Cópia de Amazonas,Acre,Rondônia,Roraima.jpg
  • Cópia de Pará,Amapá.jpg
  



O Rio Hamza atravessa toda calha amazônica,numa extensão de 6(seis) mil quilometros, nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru e deságua na mesma foz do Amazonas, no Oceano Atlantico. Está demonstrado nos mapas, na cor azul. O Aquífero Alter do Chão está em vemelho. Enquanto Rio Hamza atinge quatro mil metros de  profundidada quando entra no Acre, corre do oeste para o leste, o Aquífero Alter do Chão atinge apenas 800 metros de profundidade, a agua não se movimento e abrange o oeste do Pará, Amapá e do Amazonas.