domingo, 28 de novembro de 2010

Domingo sangrento?

É acompanhar as notícias de hoje no Rio de Janeiro para conferir...

Por Henrique Antoun*
RIO - Informações vindas de soldados das tropas do BOPE avisam que no domingo as pessoas devem permanecer em suas casas e evitar de circular. São extra oficiais, dadas através de telefonemas para familiares.

Esse aviso vem coroar um final de dia em que ouvimos à tarde um promotor repetir inúmeras vezes na Rede Globo que os "bandidos" (sic) deviam se entregar pois senão seriam mortos "em legítima defesa" (sic). Nas ruas as pessoas não param de repetir que os helicópteros da Globo "estragaram tudo" (sic) pois o BOPE ia matar os bandidos que batiam em retirada mas não pôde fazê-lo porque a Globo estava filmando. O escritor alter ego do Capitão Nascimento passou o dia dando declarações e explicando a operação na Globo. Expressões como "tropas inimigas", "baixas", "entrada da infantaria" e outras assemelhadas escorregaram sem cessar da boca do "Capitão" que rapidamente as retificava com eufemismos e nomes oficiais. A Globo perguntou todo tempo a ele porque a polícia não tinha atirado e matado todos os bandidos que fugiam do Morro do Cruzeiro pro Morro do Alemão - certamente na esperança de desmentir a versão popular que a culpava pelo fato - e ele respondia que fazia parte da lei de guerra "não massacrar o inimigo em fuga" (sic).

A partir de agora a sorte está lançada: 600 adolescentes e jovens (segundo o BOPE) que trabalham para o tráfico (idem) enfrentarão 2.000 homens fortemente paramentados e armados do BOPE, da Marinha e da Aeronáutica. Vai ser um horror!
*Ph.D e diretor do departamento de Fundamentos da Comunicação da ECO-UFRJ